A IMPORTANCIA DO AMOR ENTRE OS PAIS
De acordo com John M. Drescher, em seu livro Sete Necessidades Básicas da Criança, o tratamento dado àquilo que os filhos precisam é exposto em termos emocionais e espirituais. Para o autor, é fundamental que eles tenham um significado para a vida, segurança em sua jornada, sentimento de aceitação, amor recíproco, elogio, disciplina e, principalmente, a presença de Deus na vida.
Dentre o conjunto acima apresentado, quero mencionar o que é imprescindível para qualquer criança: ela precisa ser amada. Quando perguntamos aos pais se eles amam os filhos, esperamos que respondam: "Claro que sim". A pergunta mais importante, porém, deve ser: "Seus filhos sabem que são amados?".
O amor é um aprendizado. As crianças nascem sem saber como amar, mas com grande potencial para isso. Portanto, precisam sentir-se amadas, e, à medida que recebem este sentimento, aprendem a dá-lo em troca. Mas quais são as maneiras de demonstrá-lo?
Primeiramente, precisam descobrir a importância do amor entre os pais. Ao saber que estes se amam, sentem-se seguros e confiantes. Nada é mais importante para a sua felicidade que o amor recíproco demonstrado pelo casal. O maior presente que você pode dar aos seus filhos é amar o seu cônjuge.
O amor deve ser verbal. Como fazer isso? Por meio de alguma expressão verbal, como, por exemplo, "Eu amo você". Mas podemos comunicá-lo também de maneiras não-verbais, tais como: abraçar, sorrir, beijar, olhar bem dentro dos olhos, etc.
O amor pede ação. Falar palavras amorosas, mas não aplicá-las, na prática, é inútil. Este sentimento envolve confiança. A confiança dos pais em suas crianças permite que estas se considerem pessoas por direito. Por outro lado, genitores suspeitosos formam um lar desestabilizado.
[...]
Por Crisciley de Oliveira Encaminhado por mcg
Acho muito importante falar sobre este assunto. A psicologa foi muito feliz em seus dizeres...São poucas pessoas que possuem esta visão.